Entregas para todo o Brasil
Troca de produto grátis
Até 4 vezes no cartão sem juros
Entregas para todo o Brasil
Troca de produto grátis
Até 4 vezes no cartão sem juros

Entenda como a luz afeta suas plantas

Entenda como a luz afeta suas plantas
Voltar ao blog Próximo post

Aprendemos desde cedo que as plantas precisam de água, solo fértil, ar e luz solar para crescer e se desenvolver. O que muitos não sabem, é a forma correta de oferecer tudo isso para as nossas plantinhas.


Para a nossa alegria, fazer isso não é uma tarefa muito complicada. É preciso apenas levarmos em conta as seguintes considerações:


Existem plantas que prosperam sob luz solar plena, meia-sombra e sombra. Na Nordic Green você encontra todos os tipos de plantas


Cada um desses tipos de plantas possui particularidades distintas - e, dentro disso, cada espécie, assim como cada planta, é ÚNICA. Cabe a nós, portanto, aprender a identificar os sinais que elas nos dão.


Sim, as plantas contam como estão se sentindo através de suas folhas. Vamos dar um exemplo aqui: Se sua planta deveria estar sob luz solar plena e você a colocou na sombra, um dos sinais de que este não é o local ideal para ela é que suas folhas começarão a perder a cor, ficando opacas, além da lentidão no seu desenvolvimento.


Caso ela devesse estar na sombra e esteja debaixo do sol, suas folhas tendem a ficar queimadas.com pontos escuros e ressecados, além de as folhas apresentarem tons amarronzados. Por isso, é de suma importância seguir as recomendações de iluminação adequada, para que as suas plantinhas consigam realizar suas funções metabólicas da melhor forma possível e, assim, crescerem da melhor maneira possível! 


Apostamos que você já ouviu falar da fotossíntese! Vamos recapitular?


A fotossíntese começa quando a clorofila absorve energia da luz solar. As plantas usam a energia da luz para transformar a água e o dióxido de carbono em oxigênio e nutrientes, que chamamos de açúcares. As plantas utilizam parte desses açúcares para sobrevivência e armazenam o restante. Depois, o oxigênio é liberado no ar. Ou seja, para sobreviver e crescer da melhor maneira, purificando sua casa e liberando ar puro, suas plantas precisam de alimento, como todo ser vivo.


As plantas são tão inteligentes que fazem sua própria comida. Por isso, tudo o que precisamos é garantir que elas estejam em um ambiente com a iluminação correta para a espécie dela e tenham acesso ao nível adequado de água


Dissemos que era simples!


Encontrando a iluminação perfeita


Vamos aprender agora qual é o ambiente certo para a sua espécie de planta. Assim, você nunca mais será um ‘’matador(a) de plantas’’ e finalmente poderá se considerar uma Cuidadora de Plantas.


Sol pleno: É o ambiente em que as plantas recebem luz solar direta. Podemos dar por exemplo a varanda ou quintal da sua casa - aquele ambiente mais quente e bem iluminado pelo sol. Ali, é o lugar perfeito! Pode ser de frente para uma janela, desde que a luz solar seja direta e bem forte. Mas não se preocupe, as plantas de sol pleno não precisam receber essa energia o dia todo, na maioria dos casos apenas 4 horas já são suficientes. Esse tipo de planta se adapta muito bem aos ambientes externos ou internos, desde que esteja exposta a luz solar direta. Sempre que for colocar uma planta no Sol pleno, primeiramente faça a rustificação. É um período para que você insira aos poucos a planta no sol para que ela se adapte e não fique com queimadura em suas folhas. Como exemplo temos a Cróton ou a Hera


Meia-sombra: São as plantas que apreciam a luz do Sol quando ela está mais fraca - ou seja, pela manhã ou no final da tarde. Evite deixar a planta em lugares que pegam sol o dia inteiro, e procure um cantinho que vai ficando mais sombreado com o passar do dia, mas que continue pegando luz. Um exemplo que podemos dar é a frente de uma janela, que atende essas características. Uma dica: plantas de meia-sombra se adaptam super bem aos ambientes internos e como exemplo temos o Lírio da Paz ou a Comigo-Ninguém-Pode.


Sombra: Se a sua plantinha é adepta da sombra, o primeiro passo é encontrar um lugar que fique longe da luz direta do sol. Atenção: deixe suas plantas de sombra em um espaço que receba luz indireta. Sim, até mesmo as plantas de ‘’sombra’’ precisam de luz! Ela vai amar aquele local da sua casa que é claro e apenas recebe uma suave iluminação. Neste sentido, a frente de uma janela que receba claridade, mas que possui cortinas que diminuem a intensidade da luz é o local ideal para essas plantinhas. Elas preferem ambientes internos, mas se sua varanda ou quintal tem um cantinho que atende essas características, pode colocá-las lá com tranquilidade. Como exemplo temos a Lança-de-São-Jorge-Trançada ou a Begônia Beleaf.


Seja qual for o tipo de iluminação adequada para suas plantinhas, é importante verificar como elas estão reagindo à adaptação. As plantas são desenvolvidas para se adaptarem às mudanças de ambiente, ou seja, elas estavam acostumadas a ficar em um determinado ambiente e vão precisar se adaptar a sua casa, assim como nós nos adaptamos às mudanças nas nossas vidas, e isso pode levar alguns dias. 


Então, fica de olho em como elas estão reagindo! Isso porque as plantas certamente te contarão se gostaram ou não do lugar que escolheu para elas ficarem, e se ele está de acordo com suas características! Caso não estejam curtindo o espaço, é só observar o que está faltando naquele local e mudá-lo, assim, suas plantas ficarão mais fortes e muito resilientes.

 

Confira todas as nossas plantas!

 

Animação carrinho