Entregas para todo o Brasil
Troca de produto grátis
Até 4 vezes no cartão sem juros
Entregas para todo o Brasil
Troca de produto grátis
Até 4 vezes no cartão sem juros

A planta jiboia como cuidar? Jibóia Epipremnum Pinnatum.

A planta jiboia como cuidar? Jibóia Epipremnum Pinnatum.
Voltar ao blog Próximo post

A planta jiboia - cujo nome científico é jibóia Epipremnum Pinnatum - é uma das espécies mais procuradas entre tutores de plantas de primeira viagem e aqueles mais experientes.

A beleza de suas folhas e a forma como seus cachos caem a tornaram um item perfeito para a decoração do seu lar, e transformaram a jiboia em uma sensação entre os admiradores da natureza em casa. 

 

Como cuidar da planta jiboia no vaso?

A planta jiboia como cuidar? A Epipremnum Pinnatum é considerada uma planta de fácil manuseio, já que não requer grandes cuidados.

Veja aqui os principais pontos de atenção:

Luz Solar ☀️
O melhor a se fazer é deixá-la em um lugar claro, mas onde ela não receba luz direta. A luz solar direta pode queimar as folhas de sua planta jiboia - por isso, essa espécie tende a gostar mais de ambientes internos. 

Rega 💦
Já a rega dessa espécie, nossa dica de ouro é: não regue em excesso! Nos meses mais quentes, você pode regar sua Epipremnum Pinnatum quando metade do solo de seu pote estiver seco.

Já no frio, é necessário regá-la quando todo o solo estiver seco. O tempo entre as regas varia, mas pode ser uma vez por semana no pico do verão ou uma vez por mês no auge do inverno.

Umidade 💧
Assim como outras plantas da floresta tropical, a Epipremnum Pinnatum adora umidade! Mantenha-as longe de aquecedores ou ar condicionados que podem secar o ar. Você pode aumentar a umidade ao redor delas borrifando suas folhas com água.

Como fazer muda de jiboia na água?

As plantas jiboias que ficam dentro de um recipiente de água se tornaram um hit entre os tutores de plantas. A boa notícia é que não é difícil fazer a sua própria muda de planta jiboia neste líquido! Veja aqui o passo a passo.

Para fazer a sua muda de jiboia na água, você irá precisar de um exemplar de planta. Com ele em mãos, você deve cortar um galho da planta que tenha, pelo menos, duas folhas.

Existe um jeito certo de cortar: na diagonal e logo atrás do nó da planta - onde estão as raízes.

Como fazer muda de jiboia na agua: Como cortar

Depois disso, é só colocar a parte cortada da sua Epipremnum Pinnatum em um recipiente de vidro com cerca de três dedos de água e voilá! Está pronta a sua muda de jiboia na água!

Muda de jiboia na agua: Criar raízes

Agora é só esperar que sua planta cresça e prospere. A água do pote deve ser trocada duas vezes na semana. 

Agora você sabe como fazer a sua muda de jiboia na água!

 

A planta jiboia é venenosa?

Muitos não sabem, mas a Epipremnum Pinnatum é, sim, venenosa! Suas folhas contém oxalato de cálcio - um composto químico característico das plantas venenosas. 

Por isso, ela pode causar irritação em quem tem contato com elas, sejam animais ou pessoas. Em seres humanos, os principais sintomas da intoxicação dessa espécie se dá por uma irritação na boca, além de sintomas gastrointestinais.

Já gatos e cachorros podem apresentar vômitos, dificuldade para engolir, salivação em excesso e até mesmo insuficiência hepática.
 
E preste atenção: Todas as partes da Epipremnum Pinnatum podem causar problemas para seus animais. Isso inclui as raízes, folhas e até mesmo as sementes.

Eles são todos venenosos e a ingestão de qualquer parte da planta pode causar diarreia, vômito e até insuficiência hepática. Então a planta jiboia é venenosa para cachorro e gatos. 

Por isso, a dica é manter sua Epipremnum Pinnatum longe de seus bichinhos de estimação e de crianças. 

 

A planta jiboia pode ficar no sol?Planta Jiboia gosta de sol ou sombra?

Quando cultivada em ambientes fechados, a Epipremnum Pinnatum tolera pouca luz direta. Por isso, o ideal é colocá-la em um local com luz solar intensa, mas indireta.  

Uma ideia é alocar a sua Epipremnum Pinnatum perto de uma janela que seja coberta por uma cortina transparente ou em uma mesa lateral na sala, de forma que ela receba luz natural. 

Caso você tenha uma jiboia em casa e queira transformá-la em uma planta externa, é necessário paciência para que ela se adapte ao novo ambiente.

De qualquer maneira, as plantas jiboias crescem mais rápido e prosperam mais em ambientes internos, já que a luz solar direta pode queimar suas folhas. 

 

Como fazer a jiboia crescer?

Os princípios para que sua Epipremnum Pinnatum cresça são os mesmos para qualquer planta: seguir à risca as indicações sobre rega, acesso a luz e temperatura. 

Como fazer a jiboia crescer?

Agora você sabe como cuidar da planta jiboia no vaso.

 

Tipos de jiboia planta

Apesar de chamarmos todas elas de planta jiboia, a verdade é que existem vários tipos dessa planta. Conheça alguns:

  1. Jiboia branca
    Também conhecida como Epipremnum aureum Marble Queen, esse tipo de jiboia planta se difere por conta das listras brancas em suas folhas, que dão um aspecto elegante e diferenciado para a decoração de qualquer ambiente. 

    Esse é um dos tipos de plantas jiboia mais fáceis de se encontrar em mercados e lojas especializadas.

    Só tome cuidado com o crescimento da planta: ele tende a ser mais devagar, por conta da menor quantidade de clorofila em sua folhagem. 

  2. Jade
    A jiboia planta chamada de jade se distingue dos outros tipos de jiboias por conta de sua coloração toda verde. Ela também é um pouco menor do que os outros tipos de planta jiboia.

  3. Rainha da neve
    Esse tipo de planta jiboia também pode ser chamado de Epipremnum aureum ‘Pearls and Jade’. Assim como a jiboia branca, essa variação da planta apresenta folhas com manchas brancas - e também cinzas.

 

Jiboia Verde - Combine com um vaso em nossa loja!
Jiboia Verde com cinco vasos

Animação carrinho