Entregas para todo o Brasil
Troca de produto grátis
Até 4 vezes no cartão sem juros
Entregas para todo o Brasil
Troca de produto grátis
Até 4 vezes no cartão sem juros

Como saber se estou regando demais minhas plantas?

Como saber se estou regando demais minhas plantas?
Voltar ao blog Próximo post

Sinais de irrigação excessiva de suas plantas.

É fácil querer dar muito amor e atenção à sua planta querida. Mas você sabia que regar em excesso é a maneira mais comum de matar uma planta de casa? Se detectar algum dos sintomas abaixo, pare de regar e pense o seguinte: Menos é mais.


Como posso saber se estou regando demais minhas plantas de casa?


A rega excessiva é um erro relativamente fácil de se diagnosticar, já que muitos sintomas da rega excessiva são exclusivos desse tipo de erro. Ao diagnosticar sinais de que sua planta está sofrendo, é importante olhar para a planta como um todo, e não apenas para a parte da planta que é afetada negativamente. 


Embora pensemos em regar em excesso como apenas adicionar água demais ao substrato - o que realmente está acontecendo é que o substrato ao redor não está secando rápido o suficiente. Isso pode muito bem estar acontecendo por causa de muita água, o que é o mais comum, mas a água pode não estar secando rápido o suficiente por conta da pouca luz solar natural. Se você regar uma planta com a quantidade adequada de água, mas ela não receber a quantidade de luz solar adequada, o substrato permanecerá úmido e a planta será efetivamente regada em excesso. Saiba quando regar as suas plantas aqui


A primeira coisa que você deve fazer, ao diagnosticar que uma planta está com excesso de água, é sentir o substrato. Examine entre 4 a 5 centímetros de profundidade. Se parecer úmido ou molhado, é provável que esteja com excesso de água. Outro sinal de excesso de água é o aparecimento de moscas dos fungos. Estes insetos se alimentam dos fungos que aparecem em ambientes úmidos e se proliferam quando o substrato fica muito úmido por muito tempo. Mas a boa notícia é que você pode se livrar deles. 


Além de sinais como o substrato úmido e as moscas dos fungos, as folhas inferiores de uma planta regada demais começarão a amarelar e, depois, você poderá ver até mesmo um escurecimento na base da planta. A base da planta muito macia ou podre pode significar o fim para sua planta, dependendo da situação, então preste atenção nestes sintomas e aja rápido caso os encontre. 


A melhor maneira de evitar que uma planta seja regada em excesso é dar água à planta apenas quando o substrato estiver seco, além de fornecer luz e calor suficientes para ajudar o substrato secar propriamente. Neste sentido, definitivamente é mais fácil regar uma planta em um recipiente drenante, então considere reenvasar em um vaso com furos e camada de argila expandida para drenagem.

 

Confira nossa plantas!

 

Animação carrinho