Entregas para todo o Brasil
Troca de produto grátis
Até 4 vezes no cartão sem juros
Entregas para todo o Brasil
Troca de produto grátis
Até 4 vezes no cartão sem juros

Calathea Orbifolia - Como cuidar

Calathea Orbifolia - Como cuidar
Voltar ao blog Próximo post

As Calathea Orbifolia (classificação antiga) ou Goeppertia orbifolia (classificação nova) fazem parte de um gênero de plantas herbáceas perenes rizomatosas neotropicais que são conhecidas pela padronização única de suas folhas. 

Isso porque, assim como as outras plantas que fazem parte da família das Marantaceae, suas folhas têm formato de coração. Além disso, várias plantas desta família movimentam suas folhas à noite e as abaixam durante o dia de acordo com um ritmo circadiano - essa movimentação se deve à pressão da água em seus pulvinos (os nós que ficam na base de sua folha e ao longo do talo). Acredita-se que esses movimentos têm como objetivo seguir o movimento do sol no céu para maximizar a absorção de luz.

 

Compre sua Calathea orbifolia com um lindo vaso!
Calathea Orbifolia com cinco vasos

Como cuidar de sua Calathea Orbifolia?

Luz Solar

Calatheas prosperam em luz indireta média a forte, mas podem tolerar luz indireta baixa.


Água

Regue a cada 1-2 semanas, permitindo que o solo seque entre as regas. Caso a planta esteja sob luz mais forte, espere regá-la com mais frequência.


Umidade

O ideal para este tipo de planta é manter a umidade alta, se possível. Uma opção é incorporar um nebulizador ou umidificador para aumentar o nível de umidade dentro de casa.


Temperatura

As calatheas preferem temperaturas na faixa dos 18°C a 30°C (65°F-85°F), semelhantes ao seu habitat tropical. É melhor não deixar a temperatura ficar abaixo de 15°C (60°F), para evitar danos causados ​​pelo frio.


Solo

Calatheas preferem um solo (ou mistura) de envasamento bem drenado. Procure por ingredientes como composto, casca de pinheiro, fibra de coco, minhocas e perlita, que fornecem nutrientes e ajudam a manter a umidade do solo. 


Conheça os principais problemas das Calathea Orbifolia

Mesmo sendo plantas de fácil cuidado, existem alguns problemas comuns que podem ser observados nesta espécie. Veja aqui alguns deles!

SINTOMA: Folhas murchas, enroladas, mistura de envasamento seca
CAUSA: Planta recebendo pouca água ou com baixa umidade

SINTOMA: Folhas amareladas, base preta, mistura de envasamento molhada
CAUSA: Planta recebendo muita água

SINTOMA: Manchas nas folhas
CAUSA: Infecção fúngica ou acúmulo de minerais na água usada para rega. Opte por  água destilada e regue diretamente o solo da planta. 

SINTOMA: Pragas de plantas
CAUSA:Infelizmente, pragas de plantas domésticas como cochonilhas, mosquitos de fungo e ácaros podem aparecer. A boa notícia é que existem diversos sprays e receitas caseiras que podem ser usados em seu combate. 

Calatheas são seguras para animais?

Sim! Por não serem tóxicas, as Calatheas são seguras para pets! No entanto, a melhor prática é mantê-las fora do alcance de crianças e animais de estimação.

 

Compre sua Calathea orbifolia com um lindo vaso!
Calathea Orbifolia com cinco vasos
Animação carrinho